sexta-feira, setembro 22, 2006

Migração de dados

Com as frequentes mudanças de plataformas e sistemas, a migração de dados acontece e na maioria das vezes não se consegue um sucesso de 100% e os erros e falhas ficam evidentes por muitos meses até serem corrigidas, quando isto é possível.

Normalmente, as áreas de planejamento e informática, sub-estimam a migração de dados e a tratam como se fosse uma coisa menor, até mesmo simples. Dizem, basta gerar um arquivo texto e importar do outro lado. E muitas regras do negócio, detalhes de como a empresa trabalhava não são mapeados e nos testes tudo ocorre perfeitamente, mas quando o novo sistema entra em produção, os usuários entram em pânico.

Já vi casos em que a migração de dados no cronograma foi previsto apenas duas semanas e quando tentaram a migração ocorreram tantas falhas que tiveram que voltar atrás e muitos pessoas foram colocadas para fazer o trabalho e só conseguiram sucesso depois de mais de seis meses de trabalho árduo.

A importância para a migração não é dada devido a ocorrer somente uma vez ou outra, mas esquecem que os reflexos desta atitude poder se refletir por anos e anos. No dia-a-dia, as empresas fazem muitas trocas eletrõnicas com clientes, fornecedores e bancos. E poucos sistemas possuem um controle eficiente e completo sobre estas transações. O custo para as empresas é enorme, devido aos erros, atrasos e re-trabalho.

Com o lançamento da linha .Net, a Microsoft disponibilizou o aplicativo Biztalk que facilita e muito este trabalho de exportação e importação de dados.

Nenhum comentário: