sexta-feira, setembro 22, 2006

A evolução das linguagens de programação

As linguagens de programação que é o software tem acompanhado toda a evolução ocorrida no hardware. Na época dos mainframe existiam diversas e usadas conforme a aplicação e na área comercial, dominava o COBOL.

No início dos anos 80 com o advento da micro-informática, praticamente todas as linguagens foram portadas e aconteceu o sucesso do dBase e, também surgiram muitos clones.

No Brasil, no final da década de 80 o DataFlex fez muito sucesso pela sua facilidade do aprendizado e possibilidade de rodar em diversas plataformas como Unix, DOS e Novell. A Data Access lançou versões no ambiente windows, mas a maioria de seus antigos usuários partiram para outras soluções.

Chegou a vez do ambiente gráfico e o destaque aconteceu com o Visual Basic da Microsoft e o Delphi da Borland. Surgiram milhares de aplicações no estilo client-server e ainda hoje é uma solução bastante usada.

No ano 2000, com o enorme sucesso da internet, a preocupação era que as soluções fossem portadas para este ambiente. A Microsoft, sempre na dianteira, lançou o .Net um pacote com muitos pacotes que vinham de encontro a estes anseios e é a tecnologia que vai dominar nos próximos anos.

O que virá depois? Não dá para prever pelo dinamismo do nosso tempo, mas com certeza num futuro bem próximo, continuará acontecendo a fusão de todos estes ambientes e mídias. É esperar para ver.

Nenhum comentário: