Toda empresa ou equipe que desenvolve software sabe disso. O maior esforço consiste em manter o código do aplicativo. O tempo despendido é maior do que o projeto e codificação. Quanto mais o projeto e design é melhor especificado, menor a manutenção.
E por que isto ocorre? Devido ao cliente e desenvolvedor não terem idéia de onde querem chegar. O cliente muitas vezes precisa de um produto e não sabe dizer com detalhes o que realmente precisa. E o desenvolvedor muitas vezes não conhece o negócio do cliente e perde muito tempo tentando descobrir uma solução.
Além disso, as empresas tem uma rotatividade muito grande profissionais e embora muitas adotem um padrão, a codificação ainda fica com a "cara do programador". E no código os atalhos e soluções imediatistas, causam no futuro um transtorno tremendo. E a falta de integração das equipes faz com que exista muito redundância de código.
E quando um código está muito ruim, o melhor é jogar tudo fora e desenvolver novamente. É a melhor solução, mas pouco adotada pelas empresas devido ao custo-benefício que a maioria dos gestores não sabem avaliar.
Existem inúmeras obras, principalmente em inglês sobre o assunto. E é um tema que nenhum desenvolvedor de software pode deixar de se preocupar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário