domingo, setembro 24, 2006

A corrida do ouro da Internet

Quando a Internet começou, a mídia divulgava quase todo dia que surgia um milionário, por cima garoto que fez uma página em html, quase sempre trabalhando na garagem de sua casa, invocando o mito da fundação da Apple.

Criou-se uma corrida do ouro em praticamente todo o mundo. Era tão fácil que qualquer poderia fazer. Diziam, o importante é ter uma idéia. Ao se depararem que para a Internet ser utilizada e obter sucesso era preciso conteúdo. Criou-se até um nome: a Nova Economia. Em que as empresas de sucesso do futuro não precisa ter lucros. Foi uma verdadeira febre.

Surgiram então, provedores, escolas de design e tantas outras coisas. Qualquer empresa que precisasse colocar na web uma página institucional, hoje feita em questão de minutos, naquela época cobravam até 5.000 dólares. Muita gente ganhou muito dinheiro, quem foi mais esperto e foi na onda.

Em pouco tempo começaram as quebras, pois num mundo capitalista, sem dinheiro nada vai para frente. E ficaram aquelas empresas viáveis que souberam tirar proveito de seu sucesso e montar uma estrutura viável financeiramente.

Com acontece sempre na história, este movimento foi importante para disseminar a Internet pelo mundo. Foram estes profetas que bem ou mal trouxeram a nova era, esta coisa fantástica que já pode ser considerada tão importante ou até mais que a invenção da imprensa.

Nenhum comentário: