segunda-feira, outubro 09, 2006

Futuro profissional

A área de TI é muito dinâmica, muitos apostam em uma tendência e em pouco tempo, tudo muda. Atualmente para conseguir um novo emprego, muitas empresas exigem uma quantidade enorme de qualificações: inglês, espanhol, ERP, Java, etc. O profissional que está na área há muito tempo não consegue se atualizar. É difícil conseguir conciliar a equação: tempo e investimento. Para ser um bom profissional é necessário se dedicar bastante ao trabalho. E fazer cursos de aperfeiçoamento é preciso tempo e dinheiro.

Além do que, a área técnica, o que se refere a linguagem, muitas vezes fica obsoleta rapidamente. Um profissional faz um certificação e começa a trabalhar, só com o tempo, apanhando e aprendendo no dia-a-dia é que será um expert nesta ferramenta e, de repente, ela não está mais na onda do mercado.

Cada vez mais, as empresas exigem curso superior e fluência em várias línguas e, pagando cada vez menos.

É preciso muito critério e pensar de maneira sensata ao investir na carreira. Além do problema financeiro, muitas vezes o tempo será desperdiçado em algo, onde no futuro as portas estarão fechadas.

Nenhum comentário: